sábado, 4 de julho de 2009

Atividades econômicas do Brasil

A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Medido porpoder de compra, se produto interno ultrapassa 2 trilhões de dólares, fazendo-lhe a nona maior economia do mundo em 2008 segundo o FMI, (e décima maior economia segundo o Banco Mundial ), fazendo-a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos da América. A economia contém uma indústria e agricultura mista, que são cada vez mais dominadas pelo setor de serviços. As recentes administrações expandiram a competição em portos marítimos, estradas de ferro, em telecomunicações, em geração de eletricidade, água e em aeroportos com o alvo de promover o melhoramento da infra-estrutura.

Economia por região:

Centro-Oeste: É baseada principalmente na agroindústria. Destacam-se as cidades de Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Anápolis, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.
Nordeste: É baseada normalmente em indústrias e agronegócio. Políticas de incentivos fiscais levaram várias indústrias para a região. O turismo é bastante forte.Pois é uma área pouco habilitada e com diversos recursos naturais
Norte: baseia-se principalmente em extrativismo vegetal e mineral. Tem como destaque também a Zona Franca de Manaus, pólo industrial.
Sudeste: possui parque industrial diversificado e sofisticado com comércio e serviços bem desenvolvidos. Destacam-se as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte como os principais centros econômicos do Brasil,promovendo grande geração de recursos e de verbas.
Sul: a maior parte das riquezas provém do setor de serviços, mas possui também indústria e agropecuárias bem desenvolvidas. Destacam-se as regiões metropolitanas de Curitiba e Porto Alegre e Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário